Sobre o Programa Escola Verde

Desenvolvido por: Thalisson Castro, Matheus Passos e Vitor Fagundes

Sobre o programa escola verde

A Educação Ambiental (EA) pode ser desenvolvida e vivenciada de maneiras diferentes, sobretudo nas escolas, onde o ambiente é propício para a aprendizagem, o conhecimento e a mudança de comportamento. Muitas vezes, a promoção da EA nas escolas é dificultada pela pouca institucionalização da questão ambiental nos Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs, currículos e outros documentos normativos das instituições; ou pelas limitações dos professores em desenvolver a temática ambiental a partir dos conteúdos disciplinares; ou pela carência de material didático; ou mesmo pela inadequação estrutural e ergonômica das escolas para o desenvolvimento de práticas educativas em EA, colaborando para que as instituições de ensino reproduzam um modelo de comportamento descomprometido com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo central do Projeto Escola Verde (PEV) é investigar estas dificuldades e promover ações no sentido de minimizar os problemas identificados, a partir da participação das comunidades escolares. Trata-se de uma Pesquisa Aplicada, do tipo Pesquisa-Ação, de caráter qualiquantitativo, que está sendo desenvolvida nas escolas de ensino fundamental, médio e superior da região do Vale do São Francisco. As atividades de pesquisa servem de embasamento e direcionamento das ações extensivas.

Ficha Catalográfica de Ferramenta

Título: Quanto lixo tua cidade produz?

Website: https://escolaverde.univasf.edu.br/matematica-do-lixo.php

Autores: Matheus Passos, Vítor Fagundes e Prof. Paulo Roberto Ramos (Orientador)

PEV - Programa Escola Verde. Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

ISBN: 978-65-00-52886-2.

Assuntos: Ferramenta para calcular quantidade de lixo produzido nas cidades do Brasil.

Telas: Jogos e ferramentas, quantidade de lixo tua cidade produz?

Ficha Catalográfica de Quiz

Título: Ensino Verde - Quiz

Website: https://escolaverde.univasf.edu.br/quiz/

Autores: Adão Thalisson, Matheus Passos e Prof. Paulo Roberto Ramos (Orientador)

ISBN: 978-65-00-52884-8.

Assuntos: Quiz com o intuito de proporcionar o conhecimento sobre os assuntos abordados no site sobre meio ambiente.

Telas: Jogos e ferramentas, Ensino Verde - Quiz

Ficha Catalográfica de Jogo

Título: Coleta Seletiva

Website: https://escolaverde.univasf.edu.br/WasteSorting/

ISBN: 978-65-00-52885-5.

Assuntos: Mini jogo com o intuito de proporcionar o conhecimento para as crianças e até adultos a memorizar as cores certas para cada tipo de resíduo.

Telas: Jogos e ferramentas, Coleta Seletiva