Desenvolvimento Sustentável

Fichamento por: Adão Thalisson | Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2021.2

A definição mais direta para o desenvolvimento sustentável é a capacidade de uma sociedade evoluir suprindo as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade de atender as demandas futuras. Ou seja, é um um modelo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Pelo fato dos recursos naturais serem finitos, é evidente a necessidade do desenvolvimento sustentável. Por isso, para ser alcançado. É necessário o reconhecimento da sua importância e planejamento.

Porém, muitas vezes o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que geralmente depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Levando ao esgotamento dos recursos naturais aos quais a humanidade necessita. Sendo insustentável a médio e longo prazo.

Dessa forma, o desenvolvimento sustentável é uma alternativa de foco em qualidade em vez de quantidade. Dando um enfoque na redução do uso das matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Países subdesenvolvidos

Nos países subdesenvolvidos, a necessidade de crescimento é exponencial, para tentar acompanhar os países já industrializados sendo vital para esses locais mais pobres. Todavia o caminho a ser seguido não pode ser o mesmo adotado pelos desenvolvidos. Mesmo porque hoje em dia não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.

Ao contrário de aumentar os níveis de consumo nos países em desenvolvimento, copiando o modelo já praticado nos já desenvolvidos, é preciso focar em reduzir os níveis observados nos países já industrializados e já implementar esse mesmo modelo nos em desenvolvimento.

Nações unidas e o desenvolvimento sustentável no Brasil

A ONU e seus parceiros no país estão trabalhando para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. São 17 objetivos que abordam os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo todo.

Esses objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, para proteger o meio ambiente e o clima, garantindo que as pessoas em qualquer lugar possam desfrutar de paz e prosperidade. Os objetivos que as Nações Unidas estão buscando a fim de que possamos atingir a agenda 2030 no Brasil são os seguintes.

Imagem Desenvolvimento Sustentável

Princípios do desenvolvimento sustentável

Face ao desenvolvimento sustentável, temos três grandes princípios:

  1. Sustentabilidade Econômica
  2. Sustentabilidade Ambiental
  3. Sustentabilidade Social

Nesse contexto, taís princípios dão a base para o desenvolvimento sustentável, indicando a promoção do crescimento econômico respeitando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população. A divisão desses princípios é importante para o alcance do objetivo maior. Porém, há a necessidade do trabalho em conjunto, para que os diferentes princípios se desenvolvam de forma igualitária em prol do desenvolvimento sustentável.

Como fomentar o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável se faz necessário para manutenção de diferentes formas de vida, garantindo recursos ambientais para futuras gerações. Logo, alcançar o desenvolvimento sustentável passa por mudanças nos hábitos, principalmente de consumo, na melhoria da qualidade de vida e nas políticas ambientais da população. Para isso, é necessário uma outra óptica no modo de vida dos indivíduos, com diminuição do consumismo e predação sem limites dos recursos naturais, além de mudanças na produção das indústrias.

Além disso, deve ser incentivado políticas de preservação no meio ambiente, assim como promover atividades com baixo impacto ambiental em toda sociedade. Por sua vez, do ponto de vista social, pode ser fomentado ações de diminuição das desigualdades sociais, assim como estabelecer uma maior oferta de empregos e renda para os indivíduos, por meio de contribuições da economia verde. Dessa forma, contempla-se os princípios, econômicos, sociais e ambientais já previstos no pensamento de desenvolvimento sustentável.

  Topo