Impactos Ambientais

Fichamento por: Adão Thalisson | Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2021.2
Imagem Impactos Ambientais

Os impactos ambientais, são alterações no nosso ambiente que são causadas pelo desenvolvimento das atividades dos seres humanos. Nesse contexto, temos duas classificações para esse tema. Temos os impactos negativos e os positivos. Porém, geralmente o termo impactos ambientais é usado apenas para os efeitos negativos causados pela atividade humana, que são geralmente quando essas alterações oferecem riscos ao ser humano ou para os recursos naturais do planeta.

Ou seja, por conta do modelo de desenvolvimento da nossa sociedade moderna, que é baseado muito na exploração intensiva de recursos naturais do mundo, que eram vistos como fonte inesgotável de matéria-prima e de energia para a produção de diversos produtos.

Principais impactos Ambientais

Os impactos ambientais negativos causados pelas atividades do ser humano que mais se destacam são: redução da biodiversidade de plantas e animais; contaminação do ar, água, fauna e flora; Compactação, impermeabilização, redução da fertilidade e erosão do solo; Esgotamento dos mananciais; Alterações climáticas e destruição da camada de ozônio.

  • Redução da biodiversidade de plantas e animais:
  • Como explicado anteriormente, devido às atividades humanas, principalmente após a revolução industrial. Tornou muito comum a substituição da vegetação nativa pelas construções humanas. Sendo assim as vegetações dos mais diferentes biomas foram substituídas por estradas, fazendas, indústrias e cidades. Com isso, diminui cada vez mais o habitat de muitas espécies de animais e plantas. Dessa forma, muitas espécies estão sendo extintas ou correm esse risco caso sejam mantidas as formas atuais de apropriação da natureza.

  • Contaminação do ar, água, fauna e flora:
  • As atividades realizadas pelos seres humanos, geram bastante resíduos, que vão se acumular na natureza que causa a poluição e contaminação do ar, água, solo, fauna e flora.

  • Compactação, impermeabilização, redução da fertilidade e erosão do solo:
  • As atividades agropecuárias, quando executadas da maneira incorreta, sem preocupação ambiental, favorecem a compactação, a redução da fertilidade e a erosão do solo. Dificultando ou até impossibilitando o desenvolvimento de tais atividades e podendo causar danos irreversíveis ao solo. Por exemplo, as massas asfálticas usadas nas cidades e estradas, impedem a infiltração da água, ocasionando alagamentos e dificuldades no abastecimento das águas subterrâneas.

  • Esgotamento dos mananciais:
  • A maioria das atividades humanas necessitam de uma grande quantidade de água, dessa forma causando uma exploração intensiva dos recursos hídricos do planeta para abastecer indústrias, cidades e fazendas. E apesar da água ser um recurso abundante no nosso planeta, a alta demanda em conjunto com a má utilização, já tem causado escassez em locais que não sofriam com esse problema, exemplo disso é o Brasil, que apesar de ser muito rico em relação a esse recurso essencial, tem periodicamente sofrido com a falta dele em seus mananciais.

  • Alterações Climáticas:
  • O desenvolvimento da sociedade capitalista, em especial a partir da revolução industrial, tem causado grandes alterações no clima mundial. Acredita-se que por isso, aumentou o efeito estufa e aquecimento global do mundo, pois as indústrias e automóveis contribuem para a conservação do calor na atmosfera, aumentando assim a temperatura do nosso planeta.

  • Destruição da camada de ozônio:
  • Os gases lançados na atmosfera, contribuem para a destruição da camada de ozônio. Podemos falar dos clorofluorcarbono que quando entra em contato com a camada de ozônio, se desintegra e libera cloro que por sua vez reage com ozônio e compromete a camada protetora da terra. Nesse contexto, entre os tipos de gases que comprometem essa camada da terra oque tem consequências mais agressivas é o CFC113a, presente em inseticidas agrícolas. Temos também o HCFC 133a que está cada vez mais sendo alvo de estudos científicos, pois é utilizado em pequenas quantidades na fabricação de aerossóis e refrigerantes.

    Dessa forma, em virtude do comprometimento da vida no nosso planeta que esses impactos podem causar. Tem crescido o debate sobre as questões ambientais e estudos para conscientizar a sociedade para um desenvolvimento mais sustentável.

    Fontes:

    (1) SILVA, Thamires Olimpia. O que é impacto ambiental? Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-impacto-ambiental.htm.>. Acesso em 13 de agosto de 2022.

    (2)PENSAMENTO VERDE. Conheça os principais gases que destroem a camada de ozônio, 2018.

      Topo