Professores São Mobilizados Para as Mudanças Pedagógicas, Curriculares e Comportamentais das Escolas Para a Promoção da Educação Ambiental
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Por Karen Lima
Uma das atividades do PEV de maior importância é a sensibilização e mobilização dos professores para a reformulação dos Projetos Pedagógicos, Currículos e práticas de ensino-aprendizagem das Escolas visitadas. A mudança proposta consiste basicamente na adequação institucional das escolas à legislação ambiental existente e numa nova metodologia de ensino contextualizando os conteúdos disciplinares para a realidade das problemáticas socioambientais locais, em todas as disciplinas da grade curricular.
Neste sentido, a equipe do PEV vem realizando reuniões, debates e palestras sobre a Lei da Educação Ambiental (Lei 9.795), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA); nas escolas visitadas em 2012 e 2013.
A equipe é formada por Estudantes de Direito, Administração, Engenharia de Produção e Psicologia.
Esta atividade é de fundamental importância para que as escolas continuem desenvolvendo as atividades iniciadas pelo PEV naquele semestre letivo. Ou seja, para que as ações tenham continuidade mesmo depois que o projeto não esteja mais atuando naquelas escolas. Para tanto, a problemática socioambiental têm de estar incorporada à rotina e documentos que normatizam o funcionamento das instituições de ensino.
Em 2012 destacaram-se as Escolas Mãe Vitória, Jaconias José, Rubem Amorim e Anete Rolim, em Petrolina. Neste semestre destacaram-se as escolas de Juazeiro – BA, Joca de Souza Oliveira, Crenildes Luiz Brandão e Judite Leal, as quais receberam a equipe do PEV nos dias 17 e 18 de Junho.
A atividade consiste em Palestra sobre a Institucionalização da Educação Ambiental nas escolas, informando sobre a necessidade de realizar mudanças nos currículos, Projetos Pedagógicos (PPs) e nas disciplinas, a fim de adequação aos PCNs, a Lei nº 9. 795, A3P e a formação de COM-VIDAS.
A equipe do PEV observou que muitas das Escolas não tinham conhecimento da legislação em relação à temática ambiental e, por isso, não apresentavam a temática ambiental como assunto obrigatório, permanente e interdisciplinar nos documentos.
As Palestras foram realizadas nas escolas de maneira clara e objetiva para que houvesse o entendimento da comunidade escolar, propondo mudanças, auxílio e orientações. Houve bastante receptividade e entusiasmo por parte das escolas. De acordo com a Professora Cristina, Diretora da Escola Judite Leal, “a palestra foi muito importante para dar continuidade à Educação Ambiental na Escola”.
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